"Nasce uma mãe, nasce uma culpa", não é assim?⁠
Você se sente culpada? Às vezes o fardo é pesado demais? Se culpa por não ser melhor e não fazer sempre "certo". Sente culpa em trabalhar demais, sente culpa em trabalhar de menos, sente culpa em se doar demais, sente culpa em se doar de menos. Afinal para se sentir culpada basta ser mãe, não é mesmo?⁠ Vamos ressignificar isso juntas!⁠

DES.CULPA, idealizado pelas criadoras do DES.TRA.VA, junto com a pediatra e psicanalista Priscilla Ruscalleda é uma iniciativa para mulheres que buscam autoconhecimento e apoio no exercício diário de sua maternidade.⁠

O que é

Primeiro encontro de uma jornada de autoconhecimento, para mães que se interessam por novas abordagens da maternidade, num ambiente livre de julgamento e rico em troca de experiências.

A quem se destina

Tem um dito popular mais ou menos assim "Para sentir culpa, basta ser mãe." Se você se identifica, então o DES.CULPA também é pra você.

Sororidade

Fraternidade entre mulheres resume o amplo significado desta palavra. Baseada na empatia e no companheirismo, a sororidade é um senso de união de mulheres com objetivos ou características em comum - em nosso contexto, a maternidade.

Transformação

Que a maternidade nos transforma não é novidade. E se pudéssemos ressignificar alguns aspectos da maternidade? E se fosse possível torná-la mais leve e fluida, com muito menos - ou totalmente - sem culpa envolvida?

Quem Somos

Fernanda Moreno

Mãe do Cadu (10) e da Malu (6).

Comunicadora, Psicoterapeuta e Pesquisadora Comportamental.
Empreendedora, co-fundadora da Taedda Desenvolvimento Humano, atua como treinadora e pesquisadora comportamental com formação em Psicanalise, Programação Neurolinguistica, Hipnose Clínica & Palco e Ludoterapia. Antes disso, atuou como gestora por mais de 10 anos no mercado corporativo, nas áreas de relacionamento e comunicação, tendo passado por empresas como a Fundação Getúlio Vargas e SEMAD/MG, além de startups de inovações tecnológicas como QuintoAndar. Tem atuado em atendimentos individuais e em grupo com foco no desenvolvimento comportamental/emocional de mulheres, mães, crianças e também na realização do Leader Training em parceria com o Instituto Cinco de São Paulo. Personal & Professional Coach, Membro da Sociedade Brasileira de Coaching.

Tatiana Brugalli

Mãe da Luluca (9) e da Nana (5).

Especialista em desenvolvimento humano. Arquiteta e Urbanista pela UFRGS, com MBA em Comunicação e Marketing pela ESPM/RS e especialização em Gestão da Inovação.
Empreendedora desde 1996, co-fundadora da Aldeia.biz, agência de marketing digital que atua nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Antes disso, passou pela Caixa, Lojas Renner e, na universidade, foi pesquisadora durante 4 anos. Co-fundadora da primeira associação de agências digitais do Brasil, a ABRADI, em 2004. Tem liderado equipes e atuado em projetos de marketing e comunicação digital para marcas como Gisele Bündchen, Sebrae, Colcci, Forum, Dell Anno, Novartis, Sistema de Saúde Mãe de Deus, Grendene, Zap Accessories, Santa Costura de Todos os Panos e Tendere. Personal & Professional Coach, Membro da Sociedade Brasileira de Coaching.

Priscilla Ruscalleda

Mãe do Lucas (6) e do Gabriel (3).

Médica, graduada pela UNIVAS, com especializações em pediatria, homeopatia e psicanálise. 

Trabalha há dez anos em pediatria, tanto em consultório como em emergência infantil. Tem atuado em hospitais, AMAs (Atendimento Médico Ambulatorial) e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) nas cidades de São Paulo, Sumaré, Jundiaí, Paulínia, Hortolândia, Americana e Campinas. Atualmente também atende consultas domiciliares, uma iniciativa mais humanizada que oferece praticidade e conforto para seus pacientes. Sempre foi apaixonada pela mente e comportamento humanos. Além da pediatria em si, a maternidade foi seu maior chamado para cuidar do público materno-infantil. 

Iniciativa para mulheres que buscam autoconhecimento e apoio no exercício diário de sua maternidade.⁠

DES.CULPA no Instagram

instagram.com/des.tra.va

DES.CULPA no Facebook

facebook.com/destrava.mulheres.em.acao